Pele e barreira cutânea

28/06/2021



A pele tem um papel fundamental em nossa saúde e bem-estar, sendo o maior órgão visível em nosso corpo, compreendendo quase um sexto do peso corporal. Por essa razão, problemas na pele podem ter um impacto negativo em nossa autoestima.

Quando o assunto é pele, a barreira cutânea é nossa protagonista, pois ela tem como função proteger e preservar a epiderme contra os fatores externos.

A epiderme é a camada mais superficial da pele, subdividida em outras camadas, sendo a última, chamada de camada córnea, formada por células mortas com substâncias que unem essas células (ceramidas, ácidos graxos e colesterol) formando nossa barreira cutânea. Ou seja, nossa barreira funciona como uma parede perfeita, sendo que os tijolos são as células e as ceramidas, ácidos graxos e colesterol são o cimento que une esses tijolos da melhor maneira possível, conferindo a proteção adequada para nossa pele contra os fatores externos, processo irritativos, além de impedir a desidratação da pele.

Procedimentos agressivos como a realização excessiva de peeling químico ou uso frequente de esfoliantes granulados, bem como, produtos com pH básico devem ser evitados pois podem prejudicar nossa barreira e resultar em irritação na pele.

Em contrapartida, para preservar e proteger nossa barreira natural de proteção devemos manter os cuidados com hidratação da pele, escolhendo produtos formulados com ceras e óleos vegetais, assim como os produtos da Dermociencia, que são formulados com ativos naturais, apresentam segurança e eficácia comprovada, além de ter um sensorial incrível e alto poder hidratante que contribuem para fortalecer sua barreira cutânea.