Pele: estrutura e funções


13/07/2021



A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo dividida em 3 camadas, a hipoderme, a derme e a epiderme.

A hipoderme é uma camada mais profunda, formada por células de gordura, responsáveis por conferir a proteção mecânica e isolamento térmico. 

A camada intermediária é a nossa derme, uma camada altamente vascularizada, formada principalmente por tecido conjuntivo, incluindo as fibras elásticas e de colágeno.

Entre a derme e a epiderme temos a camada basal, onde encontramos os melanócitos, (células responsáveis pele pigmentação da pele). Na camada basal os melanócitos conseguem fazer um contato com células da nossa epiderme, transferindo melanina, como forma de proteção, resultando na pigmentação da pele.

E a camada mais superficial, a que enxergamos quando olhamos para a nossa pele é a epiderme, formada por 5 subcamadas, a camada basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea.

A camada córnea é a mais externa da epiderme, formada por células anucleadas e achatadas (chamadas de corneócitos) que são unidas por substâncias como ceramidas, colesterol, ácidos graxos livre que dão origem a nossa barreira cutânea.

Uma pele saudável exercer várias funções que são fundamentais para o funcionamento adequado de nosso organismo, tais como:

• Proteção: Nossa pele atua como a primeira linha de defesa do nosso organismo contra a entrada de vírus, bactérias, radiações solares, previne a perda excessiva de água etc.;

• Excreção: é através da pele que excretamos toxinas e resíduos do metabolismo;

• Absorção: nossa pele é uma barreira seletiva que limita a passagem de algumas substâncias e possibilita que outras atravessem as camadas mais superficiais da epiderme alcançando a derme;

• Sensorial:  através da pele conseguimos captar as diferentes sensações, como, dor tato, pressão, entre outras,

• Termorreguladora: função responsável por manter nossa temperatura corporal, 

• Metabólica: a pele associada com a luz solar é a responsável pela produção de vitamina D.